Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46110

Compartilhe esta página

Título: Influência da hidratação descontínua de sementes e ciclos de rega em mudas de Cenostigma pyramidale (Tul.) E. Gagnon & G.P. Lewis (Fabaceae) em resposta ao déficit hídrico
Autor(es): OLIVEIRA, Daianne Maria de
Palavras-chave: Botânica; Plantas; Mudas
Data do documento: 25-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Daianne Maria de. Influência da hidratação descontínua de sementes e ciclos de rega em mudas de Cenostigma pyramidale (Tul.) E. Gagnon & G.P. Lewis (Fabaceae) em resposta ao déficit hídrico. 2022. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O objetivo desse estudo foi avaliar a influência da hidratação e desidratação (ciclos HD) em sementes e ciclos de rega em plantas jovens de C. pyramidale na tolerância a seca. Foi realizado um experimento aplicando ciclos de HD em sementes (3 ciclos de HD e sem ciclos de HD) e ciclos de intervalos de suspensão de irrigação (irrigação diária, intervalos de sete e quatorze dias) durante cinco meses e, posteriormente, todos os tratamentos foram submetidos a suspensão da irrigação (exceto o controle). Os resultados demonstraram que reduções no conteúdo relativo de água nas folhas promovem aumentos na concentração de açúcares (folha e raiz), potássio-radicular, aminoácidos-caule e carboidratos não estruturais na raiz. Quando observamos respostas nas plantas que passaram por estresse prévio, seja na semente (RDHD) ou ciclos de rega (R7, R7HD, R14 e R14HD), temos como respostas comuns aumento de potássio-foliar e redução na transpiração foliar. Os ciclos HD nas sementes promoveram maiores investimentos na biomassa radicular, maior redução das trocas gasosas, maior acúmulo de açúcares e aminoácidos no caule e potássio-foliar para tolerar o déficit hídrico. Os Ciclos de rega 14 dias (com ou sem HD) apresentaram reduções no crescimento combinados a aumentos dos pigmentos cloroplastídicos. Concluímos que os ciclos de HD nas sementes promovem respostas que contribuem com a tolerância ao déficit hídrico. O ciclo de rega de 14 dias promovem respostas de tolerância ao déficit hídrico, mas resulta em reduções de crescimento. A combinação de ciclos HD e ciclos de rega não promovem maior tolerância em relação aos tratamentos isolados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46110
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Biologia Vegetal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Daianne Maria de Oliveira.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons